Home » Notizie » Abitanti d'Europa » Jornadas Internacionais – ForuMMedia 2011: todos os vídeos on-line

Mostra/Nascondi il menu

Jornadas Internacionais – ForuMMedia 2011: todos os vídeos on-line

Jornadas Internacionais – ForuMMedia 2011: todos os vídeos on-line

As associações participativas de habitantes acolheram os hóspedes estrangeiros convidados pelo ForuMMedia Habitat Participatif (Genebra, 29 de setembro -2 de outubro 2011)

Estão disponíveis on-line os vídeos realizados por ocasião do ForuMMedia Habitat Participatif em Genebra em outubro de 2011, organizados pelo PALC com o apoio da Aliança Internacional dos Habitantes, no marco das Jornadas Mundiais Zero Despejos – pelo Direito ao Habitat. Em destaque, o vídeo do lançamento da Campanha Zero Despejos http://www.darksite.ch/alachaine/spip/spip.php?article181  .

Os 25 vídeos constituem um web-doc dividido em 4 capítulos.

1. A Marcha dos Habitantes

Jornadas Internacionais – ForuMMedia 2011: todos os vídeos on-line

Marcha dos habitantes Jornada Mundial Zero Despejos, diante do Palácio das Nações Unidas (Genebra, 1° de outubro de 2011)

A Marcha dos Habitantes é um percurso na cidade de Genebra marcado por diferentes etapas, cada uma das quais evoca um aspecto da moradia, do bairro de Pâquis até Palácio das Nações Unidas para exibição das reivindicações:" Zero Despejos! Pelo Direito à Moradia e à cidade! Por uma govcernança que integre os habitantes! Sair da crise global e da moradia por meio de políticas públicas e participadas! Porque a moradia não é uma mercadoria! "
Ela foi aberta a todos os que acreditam que ser habitante confere-lhes um papel social: em sua relação com os outros, e na tentativa de ter um quadro de vida coerente com suas próprias convicções (ecológicas, políticas, securitárias, etc., na escala de seu bairro ou globalmente).
Associações de habitantes e de cooperativas participativas de habitantes estão presentes nessa manifestação pacífica.

Ver o vídeo da Marcha dos Habitantes  

2. O Tribunal Internacional d os Despejos

Jornadas Internacionais – ForuMMedia 2011: todos os vídeos on-line

Tribunal Internacional dos Despejos, Mike Davies sobre a Operação Murabatswina no Zimbábue (ForuMMedia Habitat Participatif, Genebra, 1° de outubro de 2011)

Esse Tribunal, iniciativa da Aliança Internacional dos Habitantes, reuniu especialistas reconhecidos na área dos Direitos Humanos e do Direito à Moradia, em particular. Entre outros, Miloon Kothari, antigo Relator especial da ONU sobre o direito à moradia, Christophe Golay, da Academia de Direitos Humanos em Genebra, Christian Dandres, deputado e advogado em Asloca, Cesare Ottolini,  coordenador da Aliança Internacional dos Habitantes, Gordon Aeschimann, jurista, Morten Gissaelbeck, representante eleito e iniciador de Cooperativas.

Nunca houve, no mundo todo, tantas famílias cujjo destino é quebrado por medidos arbitrárias de despejos forçadas, a tal ponto que certas cooperativas de habitantes introduzem em seus estatutos a impossibilidade de expulsar um de seus membros.

O público então assistiu a um processo que nos levou a fazer recomendações encaminhadas às Nações Unidas, que denunciam os despejos testemunhados por representantes de 8 países (Turquia, Suíça, França, Brasil, Argentina, México, Nigéria, Zimbábue).

Ler o texto integral das Recomendações do Tribunal Internacional dos Despejos:

Ver os vídeos do Tribunal Internacional dos Despejos  

3. O papel dos habitantes visto pelos representantes eleitos, o papel dos habitantes visto por habitantes

Jornadas Internacionais – ForuMMedia 2011: todos os vídeos on-line

Jornadas Mundiais, o debate com os representantes eleitos sobre o habitat participativo (ForuMMedia Habitat Participatif, Confignon, 2 de outubro de 2011)

Confrontação entre representantes eleitos de Genebra e dos municípios vizinhos (incluindo a França) envolvidos em processos participativos, mas que não estão necessariamente a par das possibilidades que oferece a Participação dos Habitantes, em razão da pouca experiência no assunto, e para quem a Participação dos Habitantes é um modelo a inventar, com maiores ou menores aspirações. Entre outros, Elisabeth Gabus-Thorens, Conselheira administrativa e M. Dinh Manh Uong, Prefeito de Confignon, Sylvie Lacroux, Vice-Prefeita de Ferney-Voltaire, magistrados de várias comunidades de Genebra e da França, animado por Yves Cabannes, professor DPU Londres.

Eles estiveram diante de atores de ecobairros ou de cooperativas de habitantes da Europa e da América Latina, que apresentaram suas iniciativas, seus combates, seus contextos particulares, para trabalhar concretamente para realizar um quadro de vida inovador, que inclui o Participativo, portanto um uso democrático na gestão do habitat. É isso que explica o subtítulo do ForuMMedia Habitat Participatif: "três dias para escolher ser habitantes", e não ser submetido a sua moradia, e consequentemente a seu modo de vida, por simples oportunidade.

Ver os vídeos dos representantes eleitos  

Ver os vídeos das cooperativas  

4. Marcha dos Habitantes, Anúncio ZERO Despejos  e Show à distância "CircumTopo"  

Jornadas Internacionais – ForuMMedia 2011: todos os vídeos on-line

Lançamento Campanha Zero Despejos (ForuMMedia Habitat Participatif, Genebra, 2 de outubro de 2011)

O ForUMMedia foi encerrado com uma criação artística utilizando a Internet em um concerto de músicos distantes em sincronia em 4 polos: Marie CHAVENEAU, Carla CLAROS, Guillaume CORNUEL, Emmanuel CORNUEL, Mike DAVIS, Sandra ECCCHO, Abdul DANCE, Franck NA...

Ver o vídeo do Concerto  

Jornadas Internacionais – ForuMMedia 2011: todos os vídeos on-line

Agradecemos aos voluntários do ForuMMedia Habitat Participatif 2011!

 

Visitas guiadas às cooperativas participativas de habitantes, sempre no marco do ForuMMedia Habitat Participatif ; foram realizadas oito visitas guiadas por seus habitantes, de cooperativas participativas de habitantes de Genebra: com David Hiler, Conselheiro do Estado, Bernard Lescaze, historiador...

Visitas de CO2PL7 Liotard Part 1  

Visita de Sous les Platanes, Part 2  

Visita dos Zabouches   , Part 3  

La Panne   Visite de Plantamour   , part 4: (transmissão da memória de um habitat)  

Visita de Mill’O, CodHa, part 5  

Visita de INTI   , part 6  

Visita de EQUILIBRE   , part 7  

Visita do CLOS-VOLTAIRE   , cooperativa de estudantes, part 8  

Riferimenti geografici


Il(la) Traduttore(trice) Volontario(a) per il diritto alla casa senza frontiere dell’IAI che ha collaborato con la traduzione di questo testo è

Maria Betânia Ferreira

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.