Home » Tribunal Internacional dos Despejos

A Sessão sobre Mudança Climática do Tribunal Internacional de Despejos, nona desde a sua criação em 2011 pela Aliança Internacional de Habitantes no âmbito da Campanha Zero Despejos, analisou as violações dos direitos humanos específicos ao direito à moradia e à terra em 8 casos, de todos os continentes, paradigmáticos para as 280 milhões de pessoas em todo o mundo sob ameaça de despejos pela mudança climática.

O Tribunal Internacional de Despejos (ITE sua sigla em inglês) é um tribunal popular e de opinião criado em 2011, pela Aliança Internacional de Habitantes e organizações da sociedade civil para os Dias Mundiais Despejos Zero para barrar de forma prática e interativa, despejos forçados em todo o mundo. O Tribunal baseia-se na expertise de um Júri de indivíduos competentes e reconhecidos, assim como no Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (ICESCR sua sigla em inglês) e outros instrumentos de direito internacional, para julgar casos reais de despejos forçado que constituem violação de direitos humanos.

Si conclude sabato 30/09/17 la 6a Sessione del Tribunale Internazionale degli Sfratti con la lettura del verdetto e delle Raccomandazioni e un dibattito che pone sotto accusa l'eccesso di turismo che sta uccidendo i territori e i loro abitanti.

Não fiquem em silêncio: habitantes do mundo inteiro, denunciem seu caso de despejo causado pelo turismo! Esta chamada  em uníssono foi divulgada por ocasião da Conferência de Imprensa de lançamento da sexta Sessão do Tribunal Internacional dos Despejos (ITE), que acontecerá em Veneza na abertura das Jornadas Mundiais Zero Despejos e no âmbito do Ano Internacional do Turismo.

Apesar dos problemas ligados à crise global, às guerras e ao terrorismo, o turismo subiu para 1.235 bilhões de pessoas viajantes em 2016, aumentando sua pressão principalmente na América do Sul, África e Ásia, tudo sem diminuir sua força na Europa e na América do Norte. Porém, o desenvolvimento  do turismo, em suas diversas formas, é uma causa crescente de despejos forçados, porque, sob o pretexto de popularizar os intercâmbios e o gozo do mundo, o turismo está transformando cidades e territórios em bens , e seus habitantes em extras.

Comunicado de imprensa

Enquanto a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO/OMT) celebra no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, comunidades locais em diversas partes do mundo não veem motivos para comemorar. Pelo contrário: vindas da Índia e do Sri Lanka, do Quênia, da Argentina e da Itália, pessoas afetadas ou ameaçadas pelos despejos relacionados ao turismo estão reunindo-se em Veneza para que seus casos sejam ouvidos pelo Tribunal Internacional de Despejos (ITE), inaugurado pela Aliança Internacional de Habitantes (AIH).

Existem pelo menos duas boas razões para escolher Veneza como o local da sessão do ITE sobre turismo.

Primeiramente, Veneza é um dos exemplos mais tristes da pressão causada pelo turismo: esta cidade única sujeita a políticas que priorizam a indústria do turismo, tem experimentado deslocamentos em massa - despejos efetivos através de métodos econômicos - e viu sua população reduzida para menos de 54.000 em 2017 em comparação com 175.000 em 1953. Enquanto isso, Veneza está passando por uma crescente pressão no turismo com 9 milhões de noites de turistas e 24 milhões de turistas passageiros no ano passado.

International Tribunal on Tourism-Related Evictions

Soha Ben Slama at the East Asia Regional Tribunal

Interview with Soha Ben Slama, International Alliance of Inhabitants (IAI)

By Christina Kamp

Tourism may play a major role when people face dislocation from their homes. With an international tribunal to be held in Venice at the end of September, the International Alliance of Inhabitants (IAI) will draw attention to processes of displacement and evictions caused by or closely linked to tourism development.