Home » News » Habitantes do Oriente Médio » OMS Conselhos para o público sobre a doença de Coronavirus (COVID-19)

Mostra/Nascondi il menu

OMS Conselhos para o público sobre a doença de Coronavirus (COVID-19)

As dez medidas divulgadas pela OMS são as seguintes:

1. Lavagem das mãos

Lave as mãos frequentemente com um gel anti-séptico ou com água e sabão, se não estiver disponível. O vírus pode ser transmitido tocando superfícies contaminadas ou doentes, portanto, essa ação reduz os riscos.

2. Superfícies limpas

Limpe regularmente certas superfícies, como mesas nos locais de trabalho ou na cozinha.

3. Informações confiáveis

Certifique-se de que as informações sobre o COVID-19 sejam provenientes de fontes confiáveis, como agências nacionais de saúde pública, profissionais médicos ou a própria OMS. Saiba, por exemplo, que a doença geralmente começa com febre ou tosse seca, não com desconforto nasal.

4. Deslocamento

Evite viajar se tiver febre ou tosse. Se você ficar doente durante um voo, informe imediatamente a tripulação e, uma vez em casa, entre em contato com os profissionais de saúde, informando onde você esteve.

5. Tosse e espirro

Tosse ou espirre na manga do braço (não na mão) ou use um lenço que deve ser jogado fora imediatamente e depois lave as mãos.

6. Doenças anteriores

Se você tem mais de 60 anos ou problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, respiratórias ou diabetes, há um risco maior de ficar gravemente doente devido a um contágio hipotético. Portanto, precauções extras devem ser tomadas, evitando áreas ou lugares lotados onde possa haver contato com potenciais pacientes.

7. Chame um médico

Se não se sentir bem, fique em casa e se puder chame um médico ou profissional de saúde, que deve perguntar sobre os sintomas, onde você esteve e com quem teve contato.

8. Fique em casa

Se você ficar doente, fique em casa, se separe do resto da família, mesmo quando comer e dormir, e use talheres e pratos diferentes.

9. Falta de ar

Se puder, ligue para o médico se notar falta de ar.

10. Se você mora em uma comunidade afetada

No caso de morar em uma comunidade afetada, é compreensível sentir ansiedade. Procure maneiras de ajudar e, ao mesmo tempo, descubra como garantir a segurança nos locais de trabalho, escolas ou locais de culto.

Quando usar máscara

Se você é saudável, só precisa usar uma máscara se vir alguém suspeito de ter a infecção.

Também use uma máscara se você tossir ou espirrar.

As máscaras só são eficazes se forem combinadas com lavagens frequentes das mãos com uma solução hidro alcoólica ou com água e sabão.

Se você precisar usar uma máscara, aprenda a usá-la e descarte-a corretamente.

Como colocar, usar, tirar e descartar uma máscara.

Antes de colocar uma máscara, lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou com água e sabão.

Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara.

Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando; Se o fizer, lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou com água e sabão.

Troque sua máscara assim que estiver molhada e não reutilize máscaras de uso único.

Para remover a máscara: remova-a por trás (não toque na frente da máscara); Descartar imediatamente em um recipiente fechado; e lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou com água e sabão.

________________

Mais conselhos do diretor da OMS

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, emitiu alguns conselhos extras:

Não importa se não há desinfetante para as mãos.

Continue lavando as mãos com frequência e seguindo as diretrizes da Organização, com sabão ou desinfetante para as mãos: "O sabão é muito bom, então não importa se a sua farmácia ou loja local não tem mais desinfetantes".

Não visite familiares doentes, especialmente se forem mais velhos.

Se seu amigo ou membro da família se sentir mal, não os visite, especialmente se eles estiverem em um local para idosos: "Você sempre pode ligar para eles ou se comunicar digitalmente".

Mude sua maneira de cumprimentar.

Ao cumprimentar as pessoas, é melhor ficar a mais de um metro de distância. "Gosto de colocar a mão no coração hoje em dia quando saúdo", disse o diretor da OMS.

Outras medidas.

Tedros também parabenizou aqueles que tomaram medidas sérias, mas proporcionadas: como colocar em quarentena se você estiver doente ou tiver estado com alguém infectado com COVID-19.

Cancelar algumas reuniões ou conferências e alterá-las para reuniões virtuais ou trabalhar em casa são outras medidas que o médico elogiou.