Home » News » Habitantes das Áfricas » Fortalecendo a voz dos habitantes na Africities & rumo à Quito

Mostra/Nascondi il menu

Fortalecendo a voz dos habitantes na Africities & rumo à Quito

Organizada a cada três anos pela União de Cidades e Governos Locais da África (UCLG-A), a Africities é provavelmente a assembleia continental mais importante para os envolvidos no governo local na África. Este ano, o fórum será sediado em Johannesburgo, África do Sul, de 29 de novembro a 3 de dezembro; e espera-se que mais de 5000 representantes, oficiais e ativistas eleitos estejam presentes.

A Aliança Internacional dos Habitantes (AIH) foi convidada a organizar uma sessão na conferência para articular as aspirações das associações de habitantes e dos moradores urbanos. Escolhemos o tema “As associações de habitantes & governos locais rumo a Quito” para instituir a Africities VII como o primeiro passo para a conferência das Nações Unidas Habitat III e paralelamente para o Fórum Social Urbano Mundial, que serão sediados no Equador em outubro de 2016. Planejamos continuar a promover as vozes de residentes e de bairros que possam incentivar nosso desejo por associações entusiasmadas e autônomas nas áreas urbanas do nosso continente.

A sessão terá base no contexto do desenvolvimento das Recomendações da Africities VI (Dacar 2012), que reivindicou reconhecimento e apoio no papel das associações e das redes de habitantes aos governos locais e federais da África, aos Parceiros de Desenvolvimento Internacional e ao UCLG-A. É necessário promover iniciativas lideradas pela comunidade, especialmente as participativas; e, além disso, promover um planejamento urbano que dê prioridade às necessidades dos residentes mais pobres em desenvolvimento e que defenda o direito de garantia de posse a todos os habitantes e de dignidade para todos os nossos povos. Apresentamos várias políticas e vários recursos alternativos, como um Grupo de Assessoria multicolaborador para monitorar e avaliar autoridades locais, organizações de habitantes e outros investidores para lidar com despejos. Essa sessão irá revisitar as Recomendações para avaliar se houve algum progresso, e para identificar as maneiras nas quais podemos promover uma alternativa para o neoliberalismo em nossas cidades.

A AIH facilitará a participação dos representantes de todas as regiões da África para Johannesburgo, enquanto nossos sócios em outras redes globais também participarão. Esperamos que você possa estar presente para acompanhar e para apoiar nossos esforços.

Lugar para o qual este artigo se aplica

Keywords

UCLG-A , Africities


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Natalia Djajarahardja, Fernando Maciel

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.