Home » News » Habitantes das Américas » Brasil, Comunidade impactada pela mineração cria site para visibilizar a sua luta

Mostra/Nascondi il menu

Brasil, Comunidade impactada pela mineração cria site para visibilizar a sua luta

O site apresenta informações em cinco idiomas diferentes. 

O caso alarmante da comunidade de Piquiá de Baixo, no Brasil, volta a despertar a atenção do mundo.

Piquiá de Baixo é um bairro industrial do município de Açailândia, no estado pré-amazônico do Maranhão, onde há mais de duas décadas famílias inteiras sobrevivem em meio a cinco indústrias de ferro-gusa e às operações da gigante da extração de minério de ferro: a companhia Vale S.A.

A comunidade, de cerca 350 famílias, busca há vários anos o reassentamento numa área livre de poluição.

O caso de Piquiá de Baixo despertou a atenção de organizações de defesa dos direitos humanos em outros estados do Brasil e de outros países. Já foi objeto de estudo da Federação Internacional dos Direitos Humanos em parceria com as organizações Justiça Global  e Rede Justiça nos Trilhos, que resultou em um relatório publicado em maio de 2011 denunciando os impactos sofridos pela comunidade.

Uma campanha realizada pela Aliança Internacional de Habitantes ganhou o apoio de pessoas de mais de 60 países diferentes.

A comunidade de Piquiá de Baixo está construindo alianças e intercâmbios com outras comunidades vítimas da poluição provocada pelo ciclo de mineração e siderurgia: Santa Cruz-RJ no Brasil, Taranto na Itália e El Hatillo na Colômbia.

A solidariedade internacional é muito importante para a luta comunitária e para a afirmação do direito à moradia e a uma vida digna.

Para manter vivo o apoio nacional e internacional e buscar novas parcerias, foi criado um site que reúne informações sobre conflitos e resistências em Piquiá de Baixo. Trata-se de uma iniciativa da Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá, Rede Justiça nos Trilhos e Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán de Açailândia.

Para além de um banco de dados, o site se propõe a ser um espaço que incentive as discussões e reflexões acerca do direito à moradia e questões socioambientais.

A sessão “Internacional” é destinada ao público que desde outros países acompanha e apoia essa comunidade impactada. O site apresenta um acervo de informações nas seguintes línguas: inglês, espanhol, italiano e francês.

O lançamento oficial do site foi realizado ontem (26), na cidade de Açailândia. A partir desse momento, os moradores de Piquiá querem romper com as barreiras geográficas, divulgando amplamente a sua causa e solicitando a solidariedade internacional.

piquiadebaixo.justicanostrilhos.org

Lugar para o qual este artigo se aplica

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.