Home » Notizie » Abitanti d'Europa » Espanha, A PAH marca notas para mentalizar contra os despejos

Mostra/Nascondi il menu

Espanha, A PAH marca notas para mentalizar contra os despejos

Spagna: La PAH contrassegna le banconote per sensibilizzare contro gli sfratti

Il marchio #NoMásDesahucios timbrato su un biglietto da 10 euro. /TWITTER

Com esta iniciativa, a Plataforma de Atingidos pela Hipoteca (PAH) pretende que os afetados “assumam ocontrole a sua luta” enviando os euros selados com o lema “Basta de despejos” aos governantes e assim demonstrar-lhes o descontentamento público perante a situação por que passam milhares de famílias.

A PAH criou um selo gratuito para promover uma campanha de sensibilização contra os despejos. A iniciativa visa mobilizar a população e conseguir que os euros selados com o lema ‘Basta de despejos’ cheguem às autoridades e mostrem a rejeição generalizada da situação.

A campanha também é suportada com um vídeo realizado graças à colaboração altruísta do vencedor do Goya 2015 para a melhor banda sonora, Julio de la Rosa, que colocou a música e Pablo Carbonell que emprestou, de forma desinteressada, a sua voz. O vídeo conta de maneira cronológica como se chega à difícil situação atual e narra o caso de uma família ‘tipo’ a qual acontece algo, que, como enfatiza a Plataforma, “pode acontecer a qualquer um”. Quando começou a crise de 2008, uma família normal perdeu o seu trabalho e não conseguiu pagar a hipoteca, ficando na rua com uma dívida de 80.000 euros. “Se está contra esta injustiça só tem que estampa-lo” acaba rezando a voz de Carbonell no fim da narração.

Todos os anos, na Espanha, milhares de famílias são despejadas, o que deixa estas pessoas na rua, sem casa, mas arrastando a dívida pela vida . “Falam sempre de dinheiro, mais nada lhes importa, por isso tivemos a ideia do selo. Se o que querem é dinheiro, nós não queremos mais despejos” garante a PAH, que também destaca  que se pretende chegar com a campanha a toda Espanha e que as pessoas adquiram o seu selo e o ponham em todas as notas que possam “chegar aos do topo e vejam a rejeição social gerada”.

“Pede o teu selo #NoMásDesahucios  e ajuda-nos a difundir a nossa mensagem para que alcance os governos e os bancos” convence a PAH no vídeo da campanha.

A ideia é que os próprios afetados “assumam o controlo da sua luta e que todo o mundo participe”. O logo do selo para as notas está disponível gratuitamente no site (http://www.nomasdesahucios.org/  ). A Plataforma também criou um hashtag  no Twitter #NoMásDesahucios que, até ao momento, tem tido uma grande aceitação na rede social.

Riferimenti geografici


I(le) Traduttori(trici) Volontari(e) per il diritto alla casa senza frontiere dell’IAI che hanno collaborato con la traduzione di questo testo sono:

Adriana Pequeno, Virginia Murad

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.