Home » Notizie » Abitanti delle Americhe » Unindo Esforços com a Villa Esfuerzo

Mostra/Nascondi il menu

Unindo Esforços com a Villa Esfuerzo

Uma Proposta Dominicana à Comunidade Nacional e Internacional

As Jornadas Internacionais AIH (Santo Domingo, 18-25 de abril de 2007) tiveram um efeito direto na situação local, sendo que o evento teve como sede a cidade de Santo Domingo (onde iniciou-se a colonização européia em 1492 e a resistência indígena e negra), capital de um dos países latinoamericanos – República Dominicana – onde uma alta porcentagem da população (mais de 50% da população da cidade de Santo Domingo) vive em condições de insegurança, permanentemente submetida a despejos forçados.

Durante o evento, surgiu uma proposta concreta, que foi discutida e aprovada coletivamente, para o lançamento de uma campanha nacional e internacional: a reconstrução do bairro ‘Villa Esfuerzo’ .

Villa Esfuerzo é um bairro informal localizado no município de Santo Domingo Leste em Santo Domingo. Em 9 de março de 2005 mais de 70 familias foram despejadas violentamente, no mesmo período em que a Missão AGFE, encabeçada por Yves Cabannes, se encontrava reunida com as autoridades do Governo Dominicano. Acordos foram firmados para a reconstrução do bairro, mas apesar dos esforços, ainda não foi possível realizar a iniciativa. O terreno foi doado aos moradores pelos proprietários e o governo, através do Instituto Nacional de la Vivienda (INVI), concordou com a transferência da titulação da propriedade à Cooperativa de Habitação, COOPHABITAT.

As organizações dominicanas da Rede Urbana Popular, a COOPHABITAT e a Campanha Despejos Zero – AIH convidam as organizações comunitarias de moradores, de agricultores, sindicais, populares, profissionais, artistas, universidades, ONGs, grupos ecológicos, feministas, redes altermundistas, municipalistas, FAL, HIC, DPU, COHRE, SELVIP, GRITO DOS EXCLUIDOS, AGFE e os participantes das Jornadas Internacionais, a aderir à campanha “Unindo Esforços com a Villa Esfuerzo”. No âmbito das Jornadas Mundiais Despejos Zero a serem realizadas em outubro de 2007, se realizará uma Jornada Internacional de reconstrução do bairro Villa Esfuerzo e melhoramento de bairros informais em base à autogestão, ajuda mútua e propriedade coletiva . O desafio é chegar às próximas Jornadas com esta conquista, convertendo o discurso em realizações concretas, como produto da ação coordenada de associações internacionais e lideranças emergentes unidas em busca de afirmar os direitos dos habitantes por cidades, municípios e territórios livres de despejos forçados.