Home » Campagna Sfratti Zero » Giornate Mondiali dell’Abitare 2011 » Notizie » Mumbai, Jornadas: Passeata, Memorando e Força-Tarefa Unitaria Anti-Despejos anunciada

Mostra/Nascondi il menu

Campagna Sfratti Zero

Mumbai, Jornadas: Passeata, Memorando e Força-Tarefa Unitaria Anti-Despejos anunciada

Mumbai, Jornadas: Passeata, Memorando e Força-Tarefa Unitaria Anti-Despejos anunciada

WHD, Passeata de Mahim Phatak para Pivla Bunglow em Dharavi (Mumbai, 31 de outubro de 2011)

Uma nova aliança de organizações de moradores organizou a Jornada Mundial do Habitat.  Cerca de 500 comunidades de base apresentaram um memorando ao ministro-chefe do Estado exigindo a parada dos Despejos Forçados e a abertura de um diálogo com as Comunidades Locais, ONGs e CBOs para encontrar soluções adequadas para a crise de habitação em Mumbai em plena conformidade com o PIDESC. Para suportar as demandas, foi anunciada a criação da Força Tarefa Unitaria Anti-Despejos envolvendo todas as partes interessadas.

O Fórum Nacional para os Pobres Urbanos (NFUP), que é um membro ativo de Líderes e Organizadores das Organizações Comunitárias na Ásia (LOCOA), Coalizão Asiática para Direito à Habitação (ACHR) e Aliança Internacional de Habitantes (AIH), foi um dos principais parceiros da organização que está sinceramente empenhada na implementação das decisões tomadas pela Assembléia Mundial dos Habitantes no Fórum Social Mundial (FSM)-Dakar de 2011.

NFUP – que é uma rede de ativistas de mais de 100 organizações não-políticas e seculares, ONGs, organizações comunitárias e sociais que trabalham para a melhoria de pobres urbanos sobre as questões de despejo e do direito à moradia em diferentes partes da Índia – , juntamente com outras ONGs e aliados envolvidos na questão dos direitos habitacionais em Mumbai, incluindo Organização Popular Responsável da United Dharavi (PRIDE), Organização Popular de Wadala para a Igualdade e Direitos (POWER) Liga para o Desenvolvimento Urbano Industrial de Bombaim (BUILD), Comissão para o Direito à Habitação (CRH) , Organização de Direitos Humanos, Mumbai, Rashtriya Safaay Kamgar União, Slum e Rehabilitation Society (SRS) se reuniram e organizaram em conjunto o Dia Mundial do Programa Habitat em Mumbai, em 31   de   Outubro, 2011.

Mumbai, Jornadas: Passeata, Memorando e Força-Tarefa Unitaria Anti-Despejos anunciada

Jornadas Mundiais do Habitat, reunião nas instalações da Sant Chennayya Samaj Seva Sangh, auto-estrada Sion-Bandra (Mumbai, 31 de outubro de 2011)

A Organização Popular Responsável da United Dharavi (PROUD) primeiro organizou uma passeata Pública no dia 31de Outubro de 2011 de Mahim Phatak para Pivla Bunglow, em Dharavi, que foi seguido pela Reunião Pública nas instalações da Sant Chennayya Samaj Seva Sangh, Sion - Rodovia Bandra, Mumbai-400017 às 17:00.

 

Cerca de 500 comunidades de base de diferentes partes de Mumbai chegaram às seguintes reivindicações ao Ministro Chefe de Estado:

  •  Parar os despejos forçados e abrir um diálogo significativo com as comunidades locais, ONGs e CBOs para encontrar soluções apropriadas, totalmente de acordo com o PIDESC, para a crise de habitação em Mumbai.
  •  Em caso de deslocamentos inevitáveis, fornecer reassentamento alternativo adequado associados a meios de subsistência.
  •  Não impor qualquer data limite para programas de habitação do Estado, mas oferecer comodidades básicas cívicas a todos, independentemente da sua propriedade da terra.
  •  Levantar Políticas Habitacionais Públicas para proteger o Direito à Moradia dos Pobres Urbanos com casas a preços acessíveis.
  • “Uma moradia decente ligada à subsistência é nosso direito básico efundamental",
  • Participação popular para uma execução rápida, livre e justa de todos os Projetos da SRA, especialmente Dharavi Redevelopment Program (DRP), que está pendente há muito tempo, mesmo depois de várias promessas eleitorais.

Mais cedo, na reunião pública, o Sr. Prashanth Anthony, Coordenador Nacional do NFUP, saudou os participantes e falou elaboradamente sobre a importância do Programa das Jornadas Mundiais do Habitat, do Fórum Social Mundial e do processo da Asambleia Mundial dos Habitantes e seu compromisso com os pobres. Ele também enfatizou a necessidade de recursos financeiros para fortalecer os nossos esforços no sentido de resolver o problema dos despejos forçados e anunciou a criação da Força Tarefa Unitara Anti-Despejos envolvendo os detalhes de todas as partes interessadas do que seria discutido em um Seminário Nacional a ser organizado em breve.

Em seguida, o Sr. Hariram Dilliwala, Secretário Geral do PROUD, falou sobre a luta das pessoas e seu sonho de longa data de terem moradias dignas e sobre a importância do Programa de Redesenvolvimento de Dharavi para realizar esses sonhos de milhões de pessoas pobres em Dharavi.

Mais tarde, quando o Dr. Jalinder Adsule, da Faculdade de Serviço Social, falou sobre Política Habitacional do Estado de Maharashtra e de Shri Rajiv Gandhi Awas Yojana, o Sr. Azad Saif, da BUILD, comentou sobre o desaparecimento gradual de significância de Democracia Popular e pediu às pessoas que se levantem e exijam boa administração e transparência no funcionamento do Governo.

O Sr. Sharadchandran, do Comitê para o Direito à Moradia (CRH), disse que há falta de informação entre as pessoas sobre as políticas e programas do governo o que pode priv-laa de receber esses benefícios.

Finalmente, o Sr. Vinnet Joglekar de Vineet Yojana resumiu todo o programa para lembrar a importância da reunião ordinária desta nova aliança para uma maior solidariedade para realizar os sonhos das pessoas pobres sem teto e concluiu o encontro com um voto de agradecimento.

Riferimenti geografici


I(le) Traduttori(trici) Volontari(e) per il diritto alla casa senza frontiere dell’IAI che hanno collaborato con la traduzione di questo testo sono:

Luciana Graziuso, Caroline Reis

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.