Home » Notizie » Abitanti delle Americhe » Perú: Os vizinhos de San Juan de Lurigancho repelam a gestão do Administrador Burgos

Mostra/Nascondi il menu

Perú: Os vizinhos de San Juan de Lurigancho repelam a gestão do Administrador Burgos

Mais de cinco mil vizinhos de San Juan de Lurigancho se mobilizaram na Segunda Feira 30 de Junho, convocados pela Comissão Distrital das Organizações Sociais Vivas pela defesa dos seus direitos ao Sistema de Partecipação e Control Citadino.

Mais de cinco mil vizinhos de San Juan de Lurigancho se mobilizaram na Segunda Feira 30 de Junho convocados pela Comissão Distrital das Organizações Sociais Vivas pela defesa dos seus direitos ao Sistema de Partecipação e Control Citadino contra os atropelos cometidos pelo alcaide Carlos Burgos Horna.

O percurso iniciou-se da fachada dos establecimentos Metro e do local municipal, e culminou numa guarda pacifica com a qual uma comissão quiz dialogar com o administrador para formar uma mesa de trabalhos. No entanto, só foram recebidos pelo serviço de segurança e por funcionários de posto inferior, demonstrando assim o desinteresse do administrador em promover o diàlogo com a sociedade civil.
A comissão decidirá na proxima assembleia sobre as acções a adoptar e anunciàram que radicalizariam as medidas, e que tentariam promover a revocatória do administrador.
As Organizações sociais como a Mesa de concertação para o desenvolvimento de SJL, o SUTEP, a Coordinadora Distrital do Vaso de Leche, a Central de comedores, a Plataforma de Jóvens, entre outros, convocaram esta jornada de protesta frente às ordenanças 136 e 137 que buscam a re-estructurar o Sistema de participação citadina do distrito, reduzindo a participação da sociedade civil na fiscalização e gestão do pressuposto municipal.
As organizações sociais exigem que a administração de Burgos respeite a participação citadina e forme uma mesa de diàlogo para solucionar outros graves problemas como a segurança urbana, que cumpra com as obras previstas para este ano, revise a subida dos seus poderes, maior apoio ao programa do Vaso de Leche, apoio à sanificação fisica-legal dos establecimentos humanos do distrito, entre outros.
Os representantes do Sistema de participação iniciaram acções legais para impedir que se consumam estes atropelos. Cabe recordar que sobre a administração de Carlos Burgos pésam sérias denúncias por malversação de recursos públicos e a contratação de empregados da sua empresa com os recursos da municipalidade.

1 de Julho de 2008

www.fovelicperu.blogspot.com