Alternativas para habitação popular na América Latina e Caribe
Alessio Surian, Cristina Reynals, Paul Maquet Makedonski e Juan Carlos Calizaya Luna, da UPU AIH realizaram este trabalho com o compromisso de visibilizar e difundir as experiências que a população e as suas organizações realizaram, como colaborações fundamentais para políticas de construção e gestão de habitação popular alternativas aos paradigmas do mercado.
>>> Imprima e difunda o documento!
É na reivindicação da moradia como um direito e não como a visualiza o capital imobiliário, que a população construiu as suas próprias alternativas, mostrando fidedignamente que outro mundo é possível. A AIH reconhece e se nutre de estes esforços e por isso convocou as experiências da América Latina e Caribe a participar no Primeiro Concurso Regional de Alternativas para a Habitação Popular.
Neste esforço reconhecemos o papel da Universidade Popular Urbana (UPU), que como ferramenta para a coprodução de conhecimentos da AIH, facilitou atividades de investigação, capacitação, intercâmbio de experiências e publicações em questões chaves de planeamento, avaliação, desenvolvimento de políticas. Em particular, para a construção social do habitat e o direito à cidade; o rol dos movimentos sociais na defesa do habitat e a ação política a nível local – regional - global.
>>> Imprima e difunda o documento em anexo (formato carta)!
Riferimenti geografici
Il(la) Traduttore(trice) Volontario(a) per il diritto alla casa senza frontiere dell’IAI che ha collaborato con la traduzione di questo testo è