Home » la Via Urbana » Foro Cina Europa » Rumo à terceira bienal do Fórum China-Europa

Mostra/Nascondi il menu

la Via Urbana

Rumo à terceira bienal do Fórum China-Europa

de Roma a Cantão, construir junto a oficina dos habitantes

AIH se engaja ao lado da China

Em 2007 AIH participou pela primeira vez da organização das oficinas da Segunda Bienal dos encontros internacionais do Fórum China-Europa.

Esta iniciativa, concebida e sustentada desde 2005 pela Fundação Charles Léopold Mayer pelo Progresso do Homem, reuniu cerca de 850 participantes, dos quais 300 chineses e 550 europeus. Cerca de 20 categorias sócioprofissionais estavam representadas, especialmente associações e cooperativas de moradores, graças à organização de uma oficina feita pela AIH em Roma, sobre o tema bastante debatido do direito à moradia.

O encontro de 2007, construído em torno a dois fortes momentos – as oficinas compartilhadas entre 23 cidades e 8 países da Europa, e as sessões plenárias em Bruxelas – permitiu estabelecer um panorama completo dos desafios das sociedades européia e chinesa.

Sentiu-se necesidade de invertir muito tempo na questão chave da oficina de Roma << os habitantes dos centros urbanos serão os construtores da cidade futura?>>  Foi especialmente por esta razão que a AIH, de acordo com seus parceiros chineses, escolheu dar continuidade ao diálogo e, dois anos depois, na ocasião da Terceira Bienal de julho de 2009 do Fórum China-Europa, chegará o momento de um novo encontro chave.

Além do compromisso especifico para realizar uma oficina ou um encontro bienal, a rede AIH se engajou para sustentar o Fórum de maneira global e durável, especialmente na perspectiva da realização da Assembléia Mundial dos Habitantes.

A Assembléia Mundial dos Habitantes se realizará em 2011 e a presença do ponto de vista chinês será essencial, levando em conta os interesses atuais que dizem respeito este país.

E se as dificuldades de comunicação podem existir, no diálogo permanece apesar de tudo a metodologia que permite iluminar de uma vez a diversidade e as diferenças profundas entre a China e a Europa, e a unidade dos desafios aos quais as duas sociedades são confrontadas. Mas um diálogo que seja a expressão real de duas sociedades só pode se construir a largo prazo, que permite o aprofundamento sem interrupção.

A oficina “Habitantes” de Cantão

A oficina “Habitantes”, que será em Cantão no final do mês de julho de 2009, se apresenta como uma oficina sócioprofissional - pode-se dizer que reagrupa as pessoas e os institutos de um mesmo quadro que estejam interessados em aprofundar sua compreensão recíproca e em refletir juntos sobre seu papel e suas responsabilidades no seio da sociedade.

Ela será planejada como um espaço de referência em torno do tema do direito à moradia e à cidade, no qual se organizarão as confrontações de idéias e a apresentação de forças comparativas sobre a China e a Europa que permitirão o surgimento de propostas concretas para futuras cooperações.

A oficina será assim organizada em grupos e sessões de trabalho, compostas de participantes chineses e europeus representativos da diversidade de suas sociedades.

O diálogo surgirá da experiência da cada um: o método original de apresentacao e de síntese valorizará a troca de experiências entre os participantes e permitirá um grande esforço de clareza e de síntese sobre os temas complexos a respeito dos diferentes pontos de vista.

Os “motores”, por assim dizer, ou melhor, os principais responsáveis pela oficina são Cai Suisheng, de Guangdong Real Estate Association  para a China, e Cesare Ottolini, da AIH pela Europa, que terão o trabalho de coordenar esta dinâmica.

Sabendo mais sobre o Fórum China-Europa (1)

O Fórum China-Europa, nascido em 2005, é uma iniciativa independente, que tem por vocação representar todos os componentes da sociedade. É um processo informal que tem suscitado por sua novidade, amplitude e utilidade, não somente o interesse das instituições públicas e privadas, mas todos os componentes da sociedade européia e chinesa na reflexão sobre o futuro, o futuro de cada sociedade, das relações entre elas e, mais largamente, o do mundo profundamente interdependente entre os quais a China e a Europa terão de assumir suas responsabilidades de atores principais.

É neste espírito que foi elaborada a Carta do Fórum, propondo uma ética, objetivos e dispositivos de trabalho (http://forum-china-europa.net/spip.php?article81 ) para destacar os 4 grandes desafios comuns da China e da Europa, identificados graças às duas bienais precedentes:

  • Construção de uma sociedade harmoniosa e desenvolvimento durável: Como fazer evoluir nos modelos atuais de desenvolvimento e criar novos caminhos sustentáveis quando as lógicas econômicas parecem ainda tão dominantes?
  • Valores, abertura e identidade: Como cada uma das sociedades pode defender seus valores e sua identidade, e permanecer fiel, construindo uma força para o futuro e a base de uma ética renovada em um contexto de globalização e de confrontação dita “interculturais”? Como permanecer fiel a si mesmo e permanecer aberto às evoluções do mundo?
  • Governança participativa e integrada: Os velhos métodos de gestão da sociedade, hierarquizados e estanques, não são mais adaptáveis nem à natureza dos problemas a resolver, que pede a cooperação entre atores, nem às aspirações das sociedades a uma maior participação, ao maior exercício de responsabilidades, e a uma maior participação nas decisões. Como criar uma governança adaptada às necessidades e às aspirações de século XXI permitindo mais participação cidadã?
  • A China e a Europa no mundo. Se os desafios são comuns à China e à Europa, há boas chances que eles sejam comuns ao mundo inteiro. E, de todas as maneiras, as interdependências entre as sociedades e com a biosfera são de tal porte que a China e Europa não podem pretender se desenvolver separadamente ou administrando suas concorrências. Elas estão, queiram ou não, destinadas ao diálogo e à cooperação.

Recursos:

Oficina do Fórum China-europa de 2007: Os moradores dos centros urbanos serão os construtores da cidade futura?

http://por.habitants.org/content/view/full/12039

Oficina WS28 do Fórum China-Europa de 2007

http://www.forum-china-europa.net/spip.php?article221  (conclusões e relatório da oficina: Disponível em Inglês, Francês e Chinês)

http://www.forum-china-europa.net/spip.php?article218  (documentos base sobre o tema da oficina: Disponível em Inglês, Francês e Chinês)

Oficina S28a do fórum China-Europa de 2009

http://forum-china-europa.net/spip.php?article388 (Disponível em Inglês, Francês e Chinês)

Para contatar AIH sobre este tema:

info@habitants.org

Apelo: torne-se tradutor voluntário de/para o chinês, o inglês, o francês, o espanhol ou o italiano

info@habitants,org

 

 

(1) Dados tirados do site Internet http://forum-china-europa.net


Il(la) Traduttore(trice) Volontario(a) per il diritto alla casa senza frontiere dell’IAI che ha collaborato con la traduzione di questo testo è

Ana Mary da Costa Lino Carneiro