Home » la Via Urbana » Riunione strategica internazionale 2016 » Encontro “Rumo à Via Urbana e Comunitária para viver bem e de maneira responsável em nosso planeta” - La Bergerie, Chaussy, França, 11-15 de janeiro de 2016

Mostra/Nascondi il menu

la Via Urbana

Encontro “Rumo à Via Urbana e Comunitária para viver bem e de maneira responsável em nosso planeta” - La Bergerie, Chaussy, França, 11-15 de janeiro de 2016

A AIH, rede de organizações de habitantes, presente nos níveis mundial e local desde 2003, encontra-se em uma conjuntura especial: entre a avaliação dos êxitos e fracassos na implementação das Linhas Estratégicas 2011-2016, e a criação das Linhas Estratégicas 2016-2020.

A AIH defende o direito e a responsabilidade dos habitantes como construtores, usuários e cogestores de  povoações, cidades e territórios, e não simples usuários-clientes. Para isso, a AIH fortalece ses vínculos de solidariedade desde os níveis locais até os níveis mundiais, com um plano de igualdade e de cooperação mútua, em parceria com outros agentes sociais, profissionais, universitários e institucionais.

O objetivo 2020, determinado pelas Linhas Estratégicas 2016-2020 que estão sendo elaboradas, é continuar a luta para viver bem em nosso planeta, em nível mundial-local, por meio da construção de uma Via Urbana e Comunitária, de procedimentos e de espaços comuns e solidários das organizações e dos movimentos sociais, a fim de compartilhar as experiencias e as estratégias, e também para administrar ferramentas comuns para incidir sobre as políticas.

A Assembleia Mundial dos Habitantes é o pano de fundo dessa convergência: um processo aberto e democrático, temático, mundial-local, que reuniu centenas de organizações e de redes de todos os continentes desde as edições de 2011, 2013 e 2015. Trata-se de uma abordagem alternativa que assenta as bases para a construção do Fórum Social Urbano Mundial alternativo à Conferência ONU Habitat III em outubro de 2016 em Quito, cujos paradigmas já foram derrotados pela crise Mundial do neoliberalismo.

É por essa razão que consideramos indispensável este Encontro das redes de todos os continentes para tratar do tema das convergências das lutas e da solidariedade: isso faz parte do processo de constituição da Via Urbana e Comunitária, da Assembleia Mundial dos Habitantes rumo ao Fórum Social Urbano Mundial alternativo e vai ainda mais longe.

Objetivos do Encontro

Ter a participação, o tempo e o ambiente apropriados a fim de refletir e decidir:

  • a estratégia e o desenvolvimento da AIH, e também traçar as Linhas Estratégicas 2016-2020, essenciais para o desenvolvimento de uma rede capaz de influenciar as políticas em favor de um verdadeiro progresso da humanidade.
  • as convergências das propostas, das lutas e da solidariedade, essenciais para ter influência: uma parte do processo de constituição da Via Urbana e Comunitária, da Assembleia Mundial dos Habitantes ao Fórum Social Urbano Mundial alternativo ao Habitat III.

Resultados esperados

  • Sistematização do processo de desenvolvimento da AIH
  • Linhas Estratégicas da AIH 2016-2020 (linhas e governança)
  • Convergências entre 2016-2020
  • Programa comum 2016-2017, em especial o FSUM e o Habitat III e suas continuações

Participação

Representantes de organizações e de redes de habitantes de todos os continentes.

Convidados: Fundação C. Léopold Mayer para o Progresso do Homem, Misereor.

 

Programa

Datas : segunda-feira 11-sexta-feira 15 de janeiro de 2016

Local : Oecocentre de La Bergerie de Villarceaux, 95710 CHAUSSY, France (http://www.bergerie-villarceaux.org/ )

11 de janeiro de 2016, 1° dia

  • Chegada dos participantes internacionais a Paris e partida para o Oecocentre de La Bergerie de Villarceaux - 95710 Chaussy
  • Distribuição dos documentos

17.30

  • Reunião do Comitê de Coordenação da AIH

19.30 : Jantar

12 de janeiro de 2016, 2° dia

Manhã:

8.30

Plenária: Apresentação dos participantes - Eixos da reunião - Leitura do programa – Comunicação da metodologia.
 

  • As realizações: Balanço de 10 anos segundo as visões e as contribuições das Antenas com relação  à Carta dos Princípios e as Campanhas da AIH.
  • Análise geral do contexto, dos cénarios e das tendências; qual é a nossa direção na construção de alternativas sistêmicas (Pacto social urbano alternativo)? Como continuar? Quais são os direitos e as responsabilidades dos habitantes de hoje nas cidades e nos territórios (Carta das responsabilidades)? Qual é a importância dos mesmos e como desenvolver as convergências rumo à Via Urbana e Comunitária, as alianças, as parcerias, os conflitos? Qual é a relação entre a teoria e a prática, entre a ação e a reflexão, entre o conflito e a implementação de políticas?

13.00 : Pausa almoço

Tarde:

14.00

  • Grupos de trabalho por zona geográfica e por programas/projetos: ALC, África, Europa, Ásia, Campanha Zero Despejos e Tribunal Internacional dos Despejos, Taller de analisis Incidencia ALC, Universidade Popular Urbana.

17.30

  • Plenária: comunicação e debate sobre as contribuições das delegações.

18.30

  • Reunião do Comitê de Coordenação da AIH

19.30 : Jantar

13 de janeiro de 2016, 3° dia

Linhas Estratégicas 2016 – 2020

Manhã:

8.30

  • Plenária: Definição da Visão, da Missão e dos Objetivos Estratégicos da Aliança: quem somos, o que queremos, quais são nossos constituintes principais.

10.00

  • Grupos de trabalho: Linhas Estratégicas 2016-2020. Visão - objetivos – parceiros. Plano de trabalho 2016-2017.

13.00 : Pausa almoço

Tarde:

14.00

  • Plenária: ponto comum - Linhas estratégicas - acordos - responsabilidades, formas de organização que nos permitem atingir nossos objetivos estratégicos.
  • Conclusões com propostas de decisões para o CC AIH

15.30

  • Reunião final do CC AIH para tomar decisões sobre as propostas das jornadas dos dias 11 e 12.

Chegada dos membros de outras redes: Recepção e atividade de socialização e intercâmbio.

19.30 : Jantar

14 de janeiro de 2016, 4° dia

Encontro das Redes em torno do tema das convergências das lutas e da solidariedade:

Os desafios de Quito: a solidariedade da marginalidade à incidência, as alternativas para viver bem e de maneira responsável em nosso planeta

Manhã:

8.30

Plenária:

  • Apresentação dos representantes das redes: os princípios, as estratégias, as lutas e as propostas, as convergências/divergências
  • O processo de constituição da Via Urbana, da AMH ao FSUM e as estratégias 2016-2020
  • A construção do FSUM: o papel principal das organizações e das redes de habitantes, o papel dos Comitês populares, as alianças com outros atores
  • Eleição da equipe que redige as conclusões e o plano de ação para Quito. 

10.30

  • Grupos de trabalho: Mobilização rumo a Quito, Tribunal Internacional dos Despejos, Direito à Cidade

12.30

  • Plenaria

13.00  : Pausa almoço

Tarde:

14.00

  • Grupos de trabalho: Mobilização rumo a Quito, Tribunal Internacional dos Despejos, Direito à Cidade

17.30

  • Plenária

19.30 : Jantar

Noite

  • Atividade de socialização (projeção de vídeos, outras)

15 de janeiro de 2016, 5° dia

Manhã:

8.30

  • Plenária: estratégia e acordos - convergências entre 2016-2020, programa comum 2016-2017.

13.00 : Pausa almoço

Tarde

partida dos participantes de La Bergerie para Paris

Riferimenti geografici


Il(la) Traduttore(trice) Volontario(a) per il diritto alla casa senza frontiere dell’IAI che ha collaborato con la traduzione di questo testo è

Maria Betânia Ferreira

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.