Home » Notizie » Abitanti delle Americhe » AIH e CONAM nas atividades da Reforma Urbana no FST em Porto Alegre

Mostra/Nascondi il menu

AIH e CONAM nas atividades da Reforma Urbana no FST em Porto Alegre

Diversas atividades marcaram a presença dos movimentos urbanos e comunitários no Fórum Social Temático, entre os dias 19 e 23 de janeiro 2016 em Porto Alegre. A CONAM e AIH marcaram presença em atividades todos os dias.

Marcha de Abertura do Fórum Social Temático – Porto Alegre 15 anos

Dia 19 de janeiro marcou abertura do Fórum Social Temático. O trajeto foi o mesmo percorrido muitas vezes nos últimos 15 anos, desde o primeiro Fórum Social Mundial. Ativistas, integrantes de movimentos sociais, políticos e simpatizantes das mesmas bandeiras encheram outra vez o trajeto da Avenida Borges de Medeiros, entre o Largo Glênio Peres e o Largo Zumbi dos Palmares, pedindo por um outro mundo possível.

A Aliança Internacional de Habitantes, a CONAM e diversos movimentos urbanos se somaram aos demais movimentos. Os organizadores do Fórum estimam que o público ficou entre 15 e 20 mil pessoas. Para ter uma dimensão da extensão da Marcha: quando os primeiros participantes já desciam o elevado da Borges em direção a Avenida Loureiro da Silva, ainda havia movimentos parados na região da Prefeitura esperando para seguir a caminhada.

Além da Reforma Urbana e Direito à Cidades, as bandeiras traziam as mais diversas causas. Algumas pediam a descriminalização do aborto e da maconha, outras se manifestavam contra o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e contra o aumento de passagens de transporte coletivo. Uma campanha organizada por sindicatos, enfeitou o Viaduto Otávio rocha, na Borges de Medeiros, com lençóis brancos – como fantasmas – para chamar a atenção para a questão do assédio moral em ambiente de trabalho.

Houve também protesto político dos integrantes da Marcha, contra o Presidente da Câmara dos Deputados e contra a tentativa golpista da direita. A Marcha se encerro com ato político cultural no Largo Zumbi dos Palmares.

Presença nas Mesas de Convergência

Nos dias 20, 21 e 22 a programação das tardes foram concentradas nas mesas de convergência em que marcamos nossas presenças inclusive com a participação como debatedores e mediadores do debate: Bartiria Lima da Costa, presidenta CONAM da Mediou a Mesa: DEMOCRACIA, DIREITOS, DIVERSIDADE, RESISTÊNCIA E LUTA, Cristina Reynals, Antena Sur AIH, foi convidada na Mesa GLOBALIZAÇÃO, DESIGUALDADE E A CRISE CIVILIZATÓRIA, e Cesare OttolinI, coordinador global da AIH, foi debatedor no debate FSM, ALTERMUNDISMO E A LUTA POR UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL, vejam a programação da Mesas de Convergência:

Dia 20/01:

14:00   GLOBALIZAÇÃO, DESIGUALDADE E A CRISE CIVILIZATÓRIA

16:30  PRIMAVERA DAS MULHERES NO FSM

17:00  DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO EM TEMPOS DE GOLPISMO E CRISE

18:30  JUVENTUDES – RESISTÊNCIA E LUTA POR DIREITOS E DEMOCRACIA

Dia 21/02:

14:00  DEMOCRACIA, DIREITOS, DIVERSIDADE, RESISTÊNCIA E LUTA

14:00  AMÉRICA LATINA – RESISTÊNCIAS E ALTERNATIVAS      

17:00  MÍDIA, IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E PODER

Dia 22/01:

14:00  IMPERIALISMO EM CRISE AMEAÇA OS POVOS COM GUERRAS E AGRESSÕES

16:30  FSM, ALTERMUNDISMO E A LUTA POR UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL

18:30  ENFRENTAR AS DESIGUALDADES NAS CIDADES

Oficina da CONAM debate Democracia, Participação Popular e Comunitária

Nesta atividade, promovida pela CONAM, contou com a presença da AIH, FCOC e outros movimentos populares, também teve a presença de Renato Simões, representando a Secretaria Geral da Presidência da República. A atividade reafirmou a necessidade de fortalecimento da gestão democrática, das experiências de democracia participativa, como OP, do empoderamento comunitário. 

Mas, diante da conjuntura, e da ofensiva que o mundo sobre dos setores conservadores a atividade também destacou a necessidade dos avanços democráticos, da defesa incondicional da democracia e da denúncia ao imperialismo, que tem promovido guerras, migrações e exploração dos trabalhadores.

Oficina – A Luta contra os despejos no Brasil e no Mundo – Campanha Despejo Zero e Habitat 3

A atividade da AIH no Fórum Social Mundial teve grande presença de comunidades que denunciaram as ameaças de despejo no Brasil, em especial em Porto Alegre e sua Região Metropolitana. Atualmente mais de 60 comunidades tem ações judiciais para a remoção de mais de 20 mil famílias. Cerca de 200 pessoas participaram da atividade.

Lideranças de diversos países, ligadas a AIH e FCOC, além de movimentos de atuação nacional como CONAM, MNLM, CMP e MLB. Também ajudaram na construção da atividade ONG´s e entidades ligadas do Fórum Estadual da Reforma Urbana no Rio Grande do Sul, como CDES e ACESSO.

Os principais encaminhamentos da oficina fortalecem a mobilização para o Fórum Social Mundial no Canadá e para o Habitat 3, onde acontecerá o Fórum Social Popular Alternativo. Na ocasião também foi lançada uma cartilha relacionada a uma denúncia feita a Aliança de comunidades ameaçadas de despejo. Também foi debatido uma nova jornada contra os despejos em Porto Alegre e Região Metropolitana, contando com apoio e presença da AIH.

Oficina do FNRU – A Função Social da Cidade e da Propriedade

Em uma grande atividade, com mais de 400 lutadores urbanos, uma mesa ampla, composta por todos movimentos nacionais, ONG´s e outros atores que compõe o Fórum Nacional da Reforma Urbana. Parlamentares e gestores também marcaram presença na oficina, que serviu para lançar oficialmente a Campanha do FNRU “Em Defesa do Cumprimento da Função Social da Cidade e da Propriedade”.

Em todas manifestações ficou claro a necessidade de avançar na gestão democrática e fazer cumprir a lei: a cidade e a propriedade tem que cumprir sua função social. A cidade não pode ser vista como mercadoria, a disposição do mercado e em detrimento de que mais precisa da cidade.

O Deputado Estadual Juliano Roso, representando as experiência legislativas, destacou a importância dos movimentos populares pela reforma urbana e direito à cidade e destacou, que neste momento histórico, de avanço de setores conservadores, não teremos como avançar em nossas bandeiras, se a democracia não for respeitada. É tarefa dos movimentos defenderem a democracia como condição de avançar na luta pelo direito à cidade.

Dividida em duas partes, na primeira, a oficina lançou a Campanha pela Função Social da Cidade e da Propriedade. A segunda, sobre a Conferência das Cidades e a Habitat III (Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano) de lançamento da criação de Comités Populares Nacionales para o Fórum Alternativo em Quito.

Dentro da programação da oficina um vídeo exemplificou a luta pelo direito à cidade com o caso do #OcupeEstelita em Recife, que mostrou que uma área pública estava sendo colocada à disposição para especulação imobiliária e que seguem até hoje a mobilização pela função social da cidade e da propriedade.

Aniversário de 34 anos da CONAM

Entre tantas atividades aconteceu a comemoração do aniversáriode 34 anos da CONAM. Diretores e quadros que marcaram a trajetória de luta daCONAM, além de entidades amigas dos movimentos urbanos e sociais, além darepresentação da AIH e FCOC neste momento de música e confraternização.

Neste ato, todos lembraram da conjuntura atual e da necessidadede seguir no próximo período a mesma luta em defesa das políticas sociaise  garantia de direitos para ascomunidades do Brasil. Salgadinhos e um grande bolo coroaram a atividade queaconteceu no Sindicato dos Aeroviários em Porto Alegre.

Assembleia dos Movimentos Sociais –balanço positivo do Fórum Social Temático

Como é tradicional, no último dia do Fórum Social Temáticoaconteceu a Assembleia dos Movimentos Sociais. Um documento conjunto, debatidocom todos movimentos e segmentos.

Diversas manifestações reafirmaram a importância do FSM e daunidade dos movimentos. Ficou claro que a ação dos movimentos populares eentidades organizadas garantiram o êxito desta edição do Fórum Social Temático,Porto Alegre 2016 – Paz, Democracia, Direito dos Povos e do Planeta.

Os movimentos urbanos podem fazer um balanço positivo do Fórum,reafirmando a mobilização em um período que deve exigir muito esforço e muitaluta da militância urbana e comunitária. A AIH e a CONAM tiveram apoio da FEGAMe UAMPA, que emprestaram sua sede e esforços de seus quadros para garantir ainfra necessária para o bom andamento e sucesso das nossas atividades.

Entre tantas atividades aconteceu a comemoração do aniversáriode 34 anos da CONAM. Diretores e quadros que marcaram a trajetória de luta daCONAM, além de entidades amigas dos movimentos urbanos e sociais, além darepresentação da AIH e FCOC neste momento de música e confraternização.

Neste ato, todos lembraram da conjuntura atual e da necessidadede seguir no próximo período a mesma luta em defesa das políticas sociaise  garantia de direitos para ascomunidades do Brasil. Salgadinhos e um grande bolo coroaram a atividade queaconteceu no Sindicato dos Aeroviários em Porto Alegre.

Riferimenti geografici

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.