Home » Notizie » Abitanti delle Americhe » Rio, venha bater uma bola com a gente o dia 30 de julho!

Mostra/Nascondi il menu

Rio, venha bater uma bola com a gente o dia 30 de julho!

No dia do sorteio, o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas realizará um ato público em defesa de “uma Copa do povo”. A Marcha por uma Copa do Povo sairá do Largo do Machado. A concentração será às 10h para sair em direção à Marina da Gloria local aonde acontecerá o sorteio.

Enquanto a festa do sorteio para as eliminatórias da Copa de 2014, no próximo dia 30, no Rio de Janeiro, custará R$ 15 milhões, milhares de cariocas são removidos das suas casas por causa das obras para o torneio, ambulantes e camelôs já são impedidos de trabalhar na cidade, e a maior parte da população não tem poder aquisitivo para pagar o preço dos ingressos para o Mundial. O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas detalha esses e outros abusos em entrevista coletiva à imprensa, no dia 29 de julho, véspera do sorteio preliminar da Copa.

 

Coletiva de Imprensa   – COPA E OLIMPÍADAS: Impactos e ilegalidades das obras no Rio de Janeiro

Sexta-Feira 29.07.2011 - 11 am (Brasil)

Local: Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do RJ (SINDJUSTIÇA) Travessa do Paço, 23 - 13º Centro

O Comitê da Copa e das Olimpíadas reúne movimentos populares, ONGs, acadêmicos, sindicatos, entre outros, com o objetivo de monitorar a organização dos megaeventos e acusar violações de direitos.

Participarão da entrevista coletiva do dia 29 o relator da Plataforma DESCHA Orlando Junior Santos ( deve ser confirmado ainda ), Inalva Mendes Brito liderança comunitaria da Vila Autodromo comunidade que já subiu ameaças de remoção em 2007 em ocasião dos Jogos Panamericanos, representantes do movimento de trabalhadores informais, da associação nacional dos torcedores e dos principais movimentos de luta pela moradia locais e nacionais além de pessoas removidas das suas casas por conta dos megaeventos..

No dia do sorteio, o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas realizará um ato público em defesa de “uma Copa do povo”. A Marcha por uma Copa do Povo sairá do Largo do Machado. A concentração será às 10h para sair em direção à Marina da Gloria local aonde acontecerá o sorteio.
 
A Copa do Mundo de 2014 se dará em 12 cidades brasileiras. Esses são municípios em que, por exemplo, boa parte das famílias não têm acesso a esgoto tratado, ou em que um percentual alto da população vive em favelas. Mesmo assim, o gasto com a construção de estádios será de US$ 30 bilhões. O Comitê avalia que, como ocorreu na África do Sul, muitos desses estádios virarão elefantes brancos depois da Copa.

No Rio de Janeiro, as remoções forçadas atingirão, segundo as autoridades, cerca de 12,5 mil pessoas, mas o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas estima que serão 30 mil as remoções devido aos megaeventos. Em Fortaleza calcula-se 20 mil removidos. O Comitê tem denunciado a resistência dos governos em divulgar informações sobre esse tema.

Contatos:

Para mais informações

Augusto Gazir -55 (21) 8105 4445

Gustavo Mehl - 55 (21) 8162 2181

Lívia Duarte - 55 ( 21 ) 8200 7989

Laura Burocco – 55 (21) 8199 6193

COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS DO RIO

http://comitepopulario.wordpress.com/

 

Você pensa que a Copa é nossa?

Os governos falam o tempo todo que a Copa e as Olimpíadas trarão benefícios para o Rio e para o Brasil. Mas benefícios pra quem? O custo de vida e o aluguel não param de aumentar, famílias são removidas das suas casas, ambulantes e camelôs, proibidos de trabalhar. Mais: eles estão gastando dinheiro público nas obras e apresentaram uma lei para não prestar contas depois. Pra piorar, a Fifa, a CBF e o seu presidente, Ricardo Teixeira, organizadores da Copa, sofrem várias denúncias de corrupção.

Tudo indica que com a Copa e as Olimpíadas vamos repetir em escala muito maior a história do Pan-americano de 2007: desvio de dinheiro público, obras grandiosas, mas inúteis depois das competições, benefícios só para os empresários amigos do poder e violação dos direitos de milhares de brasileiros.As remoções de famílias atingidas pelas obras estão acontecendo de forma arbitrária e violenta. Essa situação já foi denunciada inclusive pelas Nações Unidas. Os jogos estão sendo utilizados como desculpa para instalar um verdadeiro Estado de Exceção, com violação sistemática dos direitos e das leis.Deste jeito, qual será o legado dos megaeventos? A privatização da cidade, da saúde e da educação? A elitização do futebol e dos estádios?

O lucro e os benefícios com isenções e empréstimos subsidiados com o nosso dinheiro para empreiteiras? O lucro da copa é dos empresários, mas a dívida é nossa. Vamos permitir que as histórias da Grécia e da África do Sul se repitam?

Junte- se a nós! Vamos juntos mudar este resultado, venha lutar. 

Venha bater uma bola com a gente no Largo do Machado, dia 30 de julho a partir das 10hs indo em direção da Marina da Gloria  

Remoção zero!Cidade não é mercadoria!

Não a privatização das terras e recursos públicos, dos aeroportos, da educação e da saúde.

Comitê Popular Rio da Copa e das Olimpíadas  http://comitepopulario.wordpress.com/

Riferimenti geografici

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.