Home » la Via Urbana » Assemblea Mondiale degli Abitanti 2013 » Desenvolver o processo AMH juntos e com solidariedade para enfrentar desafios mais difíceis

Mostra/Nascondi il menu

la Via Urbana

Desenvolver o processo AMH juntos e com solidariedade para enfrentar desafios mais difíceis

Um convite fraterno a todas as organizações, redes e movimentos de habitantes para articular esforços a nível local, nacional, continental e global, e avançar na base do consenso a partir das discussões em cada evento relacionado à AMH na Tunísia e na Declaração.

Para todas as organizações e redes de habitantes:

Caros companheiro/as:

Nos momentos em que os movimentos sociais enfrentam adversários poderosos em condições muito difíceis, a Assembleia Mundial de Habitantes na Tunísia conseguiu consolidar a existência de um espaço de convergência aberto a todos os habitantes do mundo, do campo e da cidade. Atualmente, organizações de habitantes de muitos países começam a falar o mesmo idioma, a juntar-se, a desenvolver as mesmas iniciativas, a solidarizar-se.

Esta é uma conquista pela qual lutamos todos/as e devemos nos alegrar. Entretanto, não é suficiente. Agora é preciso enfrentar com responsabilidade desafios mais difíceis para poder exigir uma mudança no modelo-paradigma do sistema capitalista neoliberal a favor do planeta, da natureza e dos seres humanos.

Para isso, é essencial garantir a continuidade deste espaço de convergência das lutas e fazer ouvir sua voz e sua presença a partir de iniciativas específicas e acordadas como são: a organização das Jornadas Mundiais Zero Despejos – para o Direito ao Hábitat de outubro, constituindo os Comitês de promotores unitários a nível territorial; o fortalecimento do Tribunal Internacional sobre os Despejos em Genebra, entendido como uma ferramenta comum como o Comitê unitário de Coordenação, e difundir a chamada para a apresentação dos casos; a elaboração conjunta do Mapa Mundi do Hábitat urbano; a chamada para fazer campanhas conjuntas para acomodar um bilhão de pessoas nos próximos anos; o apoio à criação da Rede pan-Africana de habitantes; promover a campanha sobre a função social da terra, da cidade e da moradia em todo o mundo para defender os bens comuns.

Ao mesmo tempo, aqueles que participaram e foram reconhecidos no processo da AMH, tem o direito e o compromisso de analisar e avaliar o andamento do processo de convergência, propondo melhoras para torná-lo mais abrangente e inclusivo.

Portanto, como Aliança Internacional de Habitantes, fazemos um convite fraterno a todas as organizações, redes e movimentos de habitantes para articular esforços a nível local, nacional, continental e global, e avançar na base do consenso, tanto do ponto de vista programático a partir das discussões em cada evento relacionado à AMH na Tunísia e na Declaração que resume estes debates, como do ponto de vista da organização, estabelecendo mecanismos específicos de coordenação nos diferentes níveis que permitam uma participação efetiva de todos, e também do político, definindo objetivos precisos com um calendário estabelecido de comum acordo.

Riferimenti geografici


Il(la) Traduttore(trice) Volontario(a) per il diritto alla casa senza frontiere dell’IAI che ha collaborato con la traduzione di questo testo è

Maryana Luiza Campello

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.