Home » Notizie » Abitanti delle Americhe » Brasil Congresso CONAM, se escreve em maiúsculo

Mostra/Nascondi il menu

Brasil Congresso CONAM, se escreve em maiúsculo

Brasil, Congreso CONAM, se escribe con mayúsculas

11° Congresso CONAM Brasile (Lile Correa, 2011)

CONAM se escreve em maiúsculo, porque esse foi o processo de organização para preparar a 11ª reunião nacional. As bases, as colônias, as comunidades, as regiões, os municípios e os estados se prepararam para o debate, e elegeram seus delegados que tinham a tarefa de fortalecer e consolidá-lo.

O caminho para a Praia Grande serpenteia por colinas, atravessando três túneis subterrâneos. As árvores se inclinam ao capricho do vento. As orquídeas e bromélias vivem fixas em árvores e juncos com a umidade salina deslizando através de suas folhas. A Mata Atlântica veste a paisagem de mil cores. As gaivotas voam rente ao mar. As altivas ondas verdes rebentam em dourada espuma. O céu azul tem uma tonalidade tão especial que parece ter sido tirado do mar para o deleite das mulheres e dos homens que vêm com prazer ao XI Congresso da CONAM.

Brasil, Congreso CONAM, se escribe con mayúsculas

Plenaria 11º Congresso CONAM Brasile (Lile Correa, 2011)

CONAM se escreve em maiúsculo, porque esse foi o processo de organização para preparar a 11ª reunião nacional. As bases, as colônias, as comunidades, as regiões, os municípios e os estados se prepararam para o debate, e elegeram seus delegados que tinham a tarefa de fortalecer e consolidá-lo. A festa começa na noite de 25 de maio, quando chegam as delegadas, é claro que a maioria são mulheres, vestidas de camisetas azuis, verdes, vermelhas, amarelas, laranjas, rosas, expressando a identidade, a pluralidade, a tolerância da militância comprometida com a mudança social. Todos os congressistas têm assegurado: alojamento, alimentação e logística necessária para participar em ótimas condições. Todos os hotéis, de propriedade de sindicatos irmãos e solidários, têm piscina e ficam próximos ao mar.

Em 26 de maio, a natureza se faz presente, contribuindo com sua chuva, a esplêndida garoa, para fertilizar o campo das ideias organizacionais. Assim, com o início da chuva começa o congresso com 2.315 delegadas e delegados. O plenário é uma festa de cores, música, ordens, sorrisos e combatividade. Durante dois dias foram discutidos a conjuntura internacional e nacional, o regulamento interno, os desafios e perspectivas do movimento social, a plataforma de luta, o fortalecimento e a estrutura organizacional do CONAM, terminando com a eleição da liderança nacional.

Cabe à companheira Bartiria Lima abrir este grande acontecimento que, determinada e emocionada, diz: O Congresso Nacional, CONAM é realizado no momento de uma grave crise econômica, política e social no mundo. Nós, todas as lideranças do movimento popular, devemos entender a conjuntura internacional para melhor atuar no mundo cotidiano. Só assim conseguiremos transformar a realidade do nosso povo. Por isso, o tema da nossa conferência é: “CONSOLIDAR AS CONQUISTAS PARA APROFUNDAR AS MUDANÇAS "

POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!

Riferimenti geografici

Keywords

CONAM , congresso


I(le) Traduttori(trici) Volontari(e) per il diritto alla casa senza frontiere dell’IAI che hanno collaborato con la traduzione di questo testo sono:

Gérson Silva Neto, Giselle Unti

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.